No próximo dia 29/3, das 18h15 às 19h15, o presidente do SINDPD-DF, Djalma Araújo Ferreira, e o secretário-geral, Edson Simões, vão conversar com os estudantes do Centro Universitário UDF sobre a regulamentação da profissão de TI no Seminário “Regulamentação da Profissão – Desafios e Direitos dos Trabalhadores de TI: regulamentar é preciso?”. O evento é aberto ao público e gratuito. Será no Auditório do Campus II, na 903 Sul, atrás do Colégio Leonardo da Vinci.
O objetivo do projeto piloto com os universitários é para esclarecimento da regulamentação, suas implicações no atual mercado e pesquisa de opinião com esses jovens que daqui a pouco estarão no mercado de trabalho. Para 2017, a projeção é que mais quatro universidades recebam o projeto.
O que é regulamentar a profissão de TI - É criar uma lei para a categoria que definirá quem é o trabalhador de TI, quem pode trabalhar na profissão, qual a formação exigida, as principais atividades/campos de atuação, entre outros. Nela estão os direitos e deveres do trabalhador e dos empregadores. Nos tempos atuais outros debates se fazem necessários como o direito de propriedade do trabalhador.
Dificuldades para regulamentar - A grande discussão atual é a respeito das formas de regulamentar:
1) Com conselho da categoria, mas em outro modelo que não o atual;
2) Com conselho da categoria, em modelo cartorial como o atual;
3) O exercício e cadastramento sob a responsabilidade do Ministério do Trabalho e Emprego.
SERVIÇO: Regulamentação da Profissão – Desafios e Direitos dos Trabalhadores de TI: regulamentar é preciso?
DIA: 29/3/2017
HORA: 18h15 às 19h15
LOCAL: Centro Universitário UDF - Auditório do Campus II, na 903 Sul, atrás do Colégio Leonardo da Vinci
MODELO: Palestra seguida de perguntas.
Evento aberto ao público e gratuito.
