Notícias

09/05/2016 - SINDPD-DF COMUNICA: CTIS NÃO AGENDOU HOMOLOGAÇÃO DOS TRABALHADORES DEMITIDOS DO MS

O SINDPD-DF comunica os trabalhadores da CTIS, lotados no Ministério da Saúde, que mais uma vez a empresa realizou demissões e não agendou as homologações no sindicato com antecedência. A empresa tentou justificar o não agendamento informando da expectativa de que o contrato fosse renovado pelo MS, o que não ocorreu. O  agendamento desses trabalhadores ficaram para o início de  junho, conforme a agenda do sindicato. A direção do sindicato estuda uma alternativa que não prejudique os trabalhadores, devido a desorganização da empresa.  

Como o SINDPD-DF cumpre uma agenda de homologações, os pedidos de última hora são marcados na disponibilidade de agenda. A demora nas homologações ocorre pela desorganização das empresas que não comunicam com antecedência o sindicato.  

O sindicato tem notificado as empresas recorrentes dessa prática e alertado os trabalhadores sobre essa conduta desorganizada das empresas. O SINDPD-DF prima pelo atendimento eficiente e de respeito ao trabalhador. 

Como é feito o agendamento de homologações no SINDPD-DF

A empresa quando comunica o trabalhador do aviso prévio tem a obrigação de ligar imediatamente para o sindicato e agendar a homologação. Dessa forma, contando com o período de cumprimento do aviso, as empresas já deverão estar com a documentação necessária pronta e na semana seguinte ao término do aviso os trabalhadores poderão conferir e assinar o TRCT, assim liberados para os trâmites de saque do FGTS e ingresso no seguro desemprego. 

Atraso de empresas causa prejuízo aos trabalhadores

O que tem acontecido é que as empresas deixam para ligar e solicitar os agendamentos na semana em que o aviso prévio está para vencer e, assim, geram a prorrogação nas conferências dos TRCTs e assinaturas dos mesmos, ou seja, a empresa que não agenda no início do aviso prévio está prejudicando os trabalhadores e não o sindicato.