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02/05/2007 - Pesquisa mostra cautela do consumidor para o Dia das Mães |
Fonte: Assessoria de Imprensa - Boriola Consultoria - 26/4/2007
Uma pesquisa realizada pela Boriola Consultoria, Empresa do Grupo Boriola, de São José do Rio Preto, interior de São Paulo, neste mês de abril, mostra que o presente do Dia das Mães desse ano deverá ser em média de até R$30.
De acordo com a pesquisa feita com clientes do banco de cadastro da empresa, roupas e acessórios serão os itens mais procurados. Foram consultadas 200 pessoas, sendo 120 homens e 80 mulheres de várias cidades brasileiras. Do total de consultados, 166 pessoas, ou seja, 83%, dizem que o presente será apenas uma roupa básica para o dia-a-dia. Em seguida, aparecem pequenos acessórios como brincos, pulseiras ou colares de bijuterias, com 79%, ou seja, 158 pessoas.
Do total de entrevistados, 64% (128 pessoas), dizem que o presente será apenas uma lembrança, neste caso, a preferência será a compra de artigos em lojas populares.
Para o Consultor Financeiro e Presidente da Empresa, Cláudio Boriola, um fator que chamou a atenção na pesquisa foi quanto ao valor médio do presente. “Normalmente as pessoas buscam comprar presentes para uma das pessoas mais especiais dessa vida, a mãe. Muitas vezes deixam de presentear um namorado, um amigo, mas a mãe sempre merece um carinho diferenciado. O que me chamou a atenção é o valor médio de R$30. Isso mostra que as pessoas estão cautelosas quanto a situação financeira”, comenta Boriola.
De acordo com o especialista, as promoções podem seduzir e confundir o consumidor, sendo assim, faz um alerta para situações que podem provocar crises econômicas: “Não compre por impulso só porque é barato, pois a mercadoria pode não ser útil para sua mãe; só compensa se o produto comprado for usado, caso contrário é muito caro; pense quantas peças sua mãe tem em casa sem uso; Faça um levantamento de preços para ver se não é uma propaganda enganosa; compare os preços com os valores cobrados normalmente em outras lojas para produtos de qualidade similar; veja se realmente compensa determinadas promoções que oferecem grandes “vantagens” e até mesmo brindes. Mesmo quando o preço é atraente, é preciso cuidado para não estourar o orçamento com gastos desnecessários”, conclui Boriola.
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