NOTÍCIAS
14/11/2006 - EFTI prepara-se para abrir cursos não-presenciais em 2007

A Escola de Formação de Trabalhadores em Informática (EFTI) tem avançado na melhoria de sua qualidade de ensino e no cumprimento de seu papel social. Desde a sua fundação, em 2002, foram oferecidos três cursos técnicos, prestação de serviço em tecnologia da informação, e foi criada a Faculdade de Tecnologia Paulo Freire (Fatep), que passou a oferecer o curso superior de Tecnologia em Redes de Computadores. 

E o crescimento não pára por aí. Em 2007, a Fatep ofertará dois novos cursos superiores e também já se prepara para criar a diretoria de pós-graduação. As projeções são para implantação de quatro especializações. A oferta de educação a distância também faz parte dos planos da diretoria das duas instituições.

O diretor de Tecnologia e coordenador dos cursos superiores da Fatep, Nilton Souto Mayor, fala sobre os planos da EFTI e da Faculdade para 2007 e para os próximos anos. De acordo com o diretor, os novos cursos superiores têm uma excelente inserção de profissionais no mercado.

Aos 41 anos, Nilton tem 18 anos de experiência em sala de aula. É graduado em Educação Física pela Faculdade Dom Bosco de Brasília e pós-graduado em Redes de Computadores pela Uneb. É, há mais de 20 anos, gerente de redes do Ministério da Defesa e, também, instrutor de diversos cursos na área de Tecnologia, como Unix, Linux, TCP/IP, Linguagem C, Windows e Segurança da Informação.

EFTI/Fatep – Qual o diferencial entre a Fatep e a EFTI?
A Fatep é uma entidade cujo principal objetivo é trabalhar com serviços na área de Educação Tecnológica superior. A EFTI trabalha com a parte de educação voltada para cursos técnicos e para cursos de Tecnologia. São aqueles cursos de curta duração.

EFTI/Fatep – Quais são as áreas de Tecnologia da Informação nas quais a EFTI atua?
A EFTI atua nas mais diversas áreas, prestando serviços de desenvolvimento de sistemas, de manutenção de software e hardware. Também tem atuação na parte de consultoria e de serviços voltados para software livre e software proprietário e na parte de gerência de projetos. Então, em termos de consultoria na área de Tecnologia, a Escola Técnica está habilitada a trabalhar.

EFTI/Fatep – Como você avalia os cursos oferecidos pela EFTI?
Os cursos oferecidos pela EFTI são inovadores; são eventos de ponta dentro da área de Tecnologia e vêm melhorando sua qualidade a cada nova turma. Isso se deve ao empenho da equipe da escola, da própria instituição e também em grande parte às parcerias que estamos fazendo com grandes empresas de TI.

EFTI/Fatep – Quais são as parcerias da EFTI?
Nós temos parcerias com diversas empresas que atuam no Brasil e no exterior. A primeira delas é a Furokawa, que trabalha na área de redes e é líder de mercado. Temos toda a parte de treinamento oficial desse fabricante. Também somos parceiros da Microsoft para a área de consultoria e serviços de seus produtos, além de ministrarmos treinamentos oficiais.
Mantemos aliança com a LPI, instituição não-governamental cuja finalidade é promover as provas de certificação de software livre, principalmente Linux. Somos parceiros do PNI, que é um instituto voltado para a qualidade de cursos na área de projetos, e da Pearson Vue, por meio da qual promovemos todas as provas de certificação em tecnologia. Temos, portanto, vários parceiros que nos ajudam em nossa trajetória.

EFTI/Fatep – Recentemente a EFTI capacitou pessoas com deficiência em Tecnologia da Informação. Como foi essa experiência?
Foi muito gratificante. A escola se preparou para receber esses alunos, em termos de infra-estrutura e de conscientização de nossa equipe, que iria atender essas pessoas. Por meio da Cast Informática, que é uma parceira da escola, nós promovemos esse curso de capacitação para mais de 40 pessoas com diversas deficiências. Foi uma experiência única, porque conseguimos treinar pessoas com deficiências no emprego da tecnologia. E nós obtivemos o resultado esperado: fazer com esses alunos dominassem o conteúdo do curso.

EFTI/Fatep – Aponte as principais conquistas feitas pela EFTI nesses quatro anos de existência?
A escola caminhou muito nesses quatro anos de existência. Conseguimos melhorar bastante a qualidade de nossos cursos, o que está refletido na avaliação dos alunos. Também prestamos serviço em tecnologia da informação para o mercado de Brasília. Atualmente, temos vários clientes, como o Banco do Brasil, a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e diversos órgãos do governo.
Além disso, temos uma equipe altamente qualificada e engajada no crescimento da EFTI. O apoio de nossos profissionais é fundamental para o sucesso da Escola no mercado.

EFTI/Fatep – Quais investimentos já foram feitos para abrir os novos cursos em 2007?
A Faculdade adquiriu mais três laboratórios de informática, com computadores de última geração, já visando a oferecer para os alunos as melhores condições de aprendizado em jogos digitais e software livre. Também fizemos capacitação de pessoal e do corpo docente na área de Educação a Distância. Com isso, visamos a aumentar a qualidade desses cursos.

EFTI/Fatep - Que tipo de atividade os profissionais com formação em Jogos Digitais e Software Livre podem exercer?
Com relação ao Software Livre, o governo, de forma geral, está migrando toda sua plataforma para software livre, o que vai requerer suporte de empresas para esse segmento. Então, o mercado para esse profissional é muito bom, principalmente em termos de órgãos do governo. Aqui no DF, pela proximidade com o governo federal, o profissional formado em Software Livre terá um campo de trabalho muito amplo.
Já o curso de Jogos Digitais forma profissionais multifacetados, aptos a desenvolver várias especialidades. A primeira delas é a parte de computação gráfica, animação e sonorização, para a qual os alunos recebem base bastante sólida. Toda a parte multimídia envolvida num jogo eletrônico vai ser abordada no curso superior. Isso aí abre um mercado de trabalho muito grande: os alunos podem tanto desenvolver jogos quanto atuar em empresas de publicidade, marketing e até em produtos voltados para a televisão digital.

EFTI/Fatep - Quais são as outras novidades para 2007 na Fatep e na EFTI?
A Fatep vai lançar, também, no próximo ano, quatro cursos de pós-graduação, sempre visando à continuidade do estudo dos cursos que já existem lá na Faculdade.
Na EFTI, a grande novidade é a chegada da educação a distância, que vai melhorar e auxiliar bastante a qualidade dos cursos que oferecemos hoje da forma presencial. Haverá a entrada de novos cursos de curta duração – média de 40 horas – na área de Computação Gráfica e Design.
Além disso, continuaremos os cursos que já existem – da Microsoft, da Furokawa, de gerência de projetos e de engenharia de software –, que já são reconhecidos pelo mercado e nossas parceiras.

Fonte: Agência de Notícias EFTI/Fatep








Campanha Salarial 2019/2020
➡ SERPRO
➡ DATAPREV
➡ PARTICULARES
➡ UNISYS
➡ BBTS

Notícias
Eventos
FAQ - Perguntas Frequentes
Jornal DF DADOS
Boletim informativo
Regulamentação da profissão
Contribuição Sindical
Atualize os dados da sua empresa
Cadastre-se e receba nosso boletim



Sindpd-df no Facebook


 



SINDPD-DF – Setor de Diversões Sul (SDS) – Ed. Venâncio V, Loja 04 – Asa Sul, Brasília – DF CEP 70.393-904 - Tel: (61) 3225-8089