NOTÍCIAS
11/09/2006 - Bancários denunciam humilhação

As pesquisas que indicam a incidência do assédio moral entre os bancários e o grande número de ações trabalhistas contra os bancos revelam os constantes transtornos presentes na rotina dos trabalhadores.

O assédio moral, um dos principais pontos da campanha salarial deste ano, em pesquisa que consultou 2.609 bancários de 25 estados brasileiros, foi classificado como um dos maiores vilões da saúde, acometendo 40% dos profissionais entrevistados.

Levantamento feito pela comissão jurídico-trabalhista da Febraban revela que até maio deste ano, nove grandes bancos do país já somavam 39.515 ações trabalhistas de funcionários e ex-funcionários.

As manifestações de assédio variam de uma empresa para outra. Em algumas instituições, a discriminação sexual é um forte mecanismo de humilhação que acarreta demissões infundadas. É o caso do ex-bancário Antonio Ferreira, que em 2004 foi demitido pelo Bradesco por orientação sexual.

Nervosismo, tensão, dores de cabeça, insônia e tristeza estão entre as principais conseqüências dos constrangimentos. A pesquisa revela que 60,72% dos profissionais se dizem nervosos, tensos e preocupados. O quadro revela, portanto, que a saúde é a área mais afetada na vida dos trabalhadores assediados moralmente.

A Minuta de Reivindicações da Campanha 2006 prioriza o combate às humilhações e espoliações pelas quais passam a categoria. O fim da extrapolação de jornada, do acúmulo de atividades e da discriminação no ambiente de trabalho elencam as ações que visam o extermínio total e definitivo do assédio.

Fonte: Portal da CUT


Campanha Salarial 2019/2020
➡ SERPRO
➡ DATAPREV
➡ PARTICULARES
➡ UNISYS
➡ BBTS

Notícias
Eventos
FAQ - Perguntas Frequentes
Jornal DF DADOS
Boletim informativo
Regulamentação da profissão
Contribuição Sindical
Atualize os dados da sua empresa
Cadastre-se e receba nosso boletim



Sindpd-df no Facebook


 



SINDPD-DF – Setor de Diversões Sul (SDS) – Ed. Venâncio V, Loja 04 – Asa Sul, Brasília – DF CEP 70.393-904 - Tel: (61) 3225-8089