NOTÍCIAS
27/06/2023 - Grupo de trabalhadores do Serpro alerta sobre eleições no Serpros

O coletivo #SouSERPROS, formados por trabalhadores e trabalhadoras do Serpro, e por participantes e assistidos do Serpros – Fundo Multipatrocinado, alerta para “irregularidades e ilegalidades praticadas pela atual Diretoria do SERPROS em comum acordo com o Conselho Deliberativo”, com alterações no regulamento e no estatuto do fundo de pensão, o que, segundo o coletivo, impactará negativamente na eleição “direta indireta” para a Diretoria de Administração e Seguridade (DAS) da entidade.

A eleição direta para a DAS foi aprovada e uma consultoria pré-selecionou candidatos e apresentou uma lista para o Conselho Deliberativo, que vetou um candidato, participante assistido do fundo, que cumpre todas as exigências para o cargo – experiência, formação e certificação –, conforme apontam os integrantes do #SouSERPROS.

A seleção de candidatos para os cargos de diretor presidente e de diretor de Investimentos do Serpros também foi feita pela consultoria – e não pela patrocinadora Serpro, como prevê a legislação que rege o setor de previdência complementar.

“As ilegalidades e irregularidades nas eleições do Serpros contaminam a democracia participativa. Não há transparência, o que é há é um ‘monstrengo eleitoral’ que simula uma eleição direta com candidatos ‘filtrados’ por uma consultoria”, denuncia o coletivo de trabalhadores e trabalhadoras do Serpro. Além disso, o #SouSerpros alega que a comissão eleitoral tem uma representante dos assistidos, mas não há representante dos participantes, “a maioria de filiados do Serpros”.

Outro ponto destacado pelo coletivo é a preocupação com o acesso à apuração e à auditoria dos resultados da eleição, que não será aberto a todos os interessados. Por fim, o #SouSerpros denuncia o que considera mais grave no processo: a proibição à candidatura de participantes e assistidos com atuação sindical.

A partir de tais constatações, o coletivo protocolou denúncia na Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), solicitando providências ao órgão de controle e fiscalização (clique aqui para acessar o documento).

Fonte: Anapar

 

Campanha Salarial 2019/2020
➡ SERPRO
➡ DATAPREV
➡ PARTICULARES
➡ UNISYS
➡ BBTS

Notícias
Eventos
FAQ - Perguntas Frequentes
Jornal DF DADOS
Boletim informativo
Regulamentação da profissão
Contribuição Sindical
Atualize os dados da sua empresa
Cadastre-se e receba nosso boletim



Sindpd-df no Facebook


 



SINDPD-DF – Setor de Diversões Sul (SDS) – Ed. Venâncio V, Loja 04 – Asa Sul, Brasília – DF CEP 70.393-904 - Tel: (61) 3225-8089