NOTÍCIAS
15/06/2023 - DATAPREV: 1ª MESA DE NEGOCIAÇÃO DA CAMPANHA SALARIAL 2023

 

Foi realizada hoje, dia 14 de junho, a primeira mesa de negociação da Campanha Salarial dos trabalhadores e trabalhadoras da Dataprev. A pauta de reivindicações está em poder da empresa desde o dia 30 de março, portanto a categoria aguarda o início da negociação há mais de sessenta dias.

Embora o presidente da empresa esteja em Berlim representando a Dataprev no Fórum Global sobre Proteção Social Adaptativa, ele enviou mensagem afirmando que valoriza os trabalhadores e trabalhadoras. No entanto, a postura inicial da empresa nessa primeira mesa de negociação demonstra que a empresa permanece não só enrolando, deixando o importante para depois, como não apresenta nada de novo.

E o pior: adiou inexplicavelmente o início das negociações, apesar das solicitações da representação dos trabalhadores e trabalhadoras, mas não garante a retroatividade do pagamento do que vier a ser negociado (e aprovado nas assembleias), à data-base da categoria, que é em 1º de maio.

A Dataprev iniciou a negociação da Campanha Salarial apresentando as cláusulas que aceita renovar, mas deixa no ar a dúvida acerca da manutenção dos direitos, pois afirmou em mesa que a renovação depende da aprovação da proposta como um todo, ou seja, ou os trabalhadores aceitam o que a empresa vai oferecer, ou podem ficar sem esses direitos…

Questionada se já havia iniciado conversas com a SEST a respeito das cláusulas econômicas, a representação da Dataprev afirmou que sim, que recebeu as orientações da SEST, mas informou que esse processo é longo, pois demanda várias negociações em mais de uma instância.

A questão do Teletrabalho, assunto de grande interesse dos trabalhadores e trabalhadoras, foi deixada para depois, sob a alegação de que a empresa quer ouvir as reivindicações para que sejam feitos ajustes. Importante ressaltar que as reivindicações acerca do Teletrabalho já fazem parte da pauta entregue à empresa. A representação dos trabalhadores se colocou à disposição para falar sobre o assunto numa próxima mesa de negociação, bastando que a empresa se proponha a dialogar.

Outro ponto importante foi a afirmação, por parte da empresa, de que a Comissão Paritária de Saúde terá continuidade, com reunião a ser agendada nos próximos dias.

Nenhuma resposta a proposta nova foi discutida. Mais do mesmo da “nova gestão” da Dataprev, conhecida em passado nem tão distante pela desvalorização dos trabalhadores e trabalhadoras.

Após a empresa entregar a ata, iremos pontuar as cláusulas que tem consenso com a empresa, porém faz parte do acordo como um todo.
Ficou inicialmente agendada a próxima mesa de negociação para o dia 30 de junho, por videoconferência, em horário a ser determinado.

Fenadados, sindicatos filiados, Sindppd-RS e Sindppd-SC.

Fonte: Fenadados

Campanha Salarial 2019/2020
➡ SERPRO
➡ DATAPREV
➡ PARTICULARES
➡ UNISYS
➡ BBTS

Notícias
Eventos
FAQ - Perguntas Frequentes
Jornal DF DADOS
Boletim informativo
Regulamentação da profissão
Contribuição Sindical
Atualize os dados da sua empresa
Cadastre-se e receba nosso boletim



Sindpd-df no Facebook


 



SINDPD-DF – Setor de Diversões Sul (SDS) – Ed. Venâncio V, Loja 04 – Asa Sul, Brasília – DF CEP 70.393-904 - Tel: (61) 3225-8089