NOTÍCIAS
12/01/2011 - Novo chip contribui para acesso à Internet banda larga em áreas rurais

 

 
Projeto desenvolvido pela IC Desing House Nordeste, núcleo de pesquisas do Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico Nordeste (LSI-TEC), produzirá protótipos de equipamentos para provisão do Sistema de Rádio Cognitivo no novo padrão IEEE 802.22, elaborado especificamente para banda larga de áreas rurais com baixa densidade populacional.
 
Ao contrário das tecnologias convencionais de acesso à Internet, desenvolvidas com o foco em áreas urbanas e de grande concentração populacional, o projeto Rádio Cognitivo em Circuito Integrado para Banda Larga Rural, busca prover tecnologias para acesso a internet com foco em áreas rurais.
 
As principais vantagens do novo padrão são o maior raio de abrangência da estação rádio base, que se estende de 33 a 100 km, e a capacidade de utilização de frequências livres para a transmissão de dados.
 
O projeto Banda Larga para Área Rural tem como parceiros o Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que concedeu ao LSI-TEC Nordeste bolsas do Programa CI-Brasil, da modalidade de Desenvolvimento Tecnológico em Semicondutores, no valor de R$ 1,5 milhão.
 
Iniciado em setembro passado, o projeto estende-se até fevereiro de 2012, quando será finalizado o desenvolvimento do chip. No início deste ano serão comprados, importados e instalados todos os equipamentos necessários para a implantação do laboratório.
 
A IC Desing House Nordeste é coordenada pelo programa CI-Brasil, conduzido pelo MCT e coordenado pelo Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI), de Campinas (SP). O projeto Rádio Cognitivo em Circuito Integrado para Banda Larga Rural obteve benefício financeiro do Programa de Incentivo à Inovação Tecnológica do Estado da Bahia (Inovatec).
 
 Fonte: ABN
Campanha Salarial 2019/2020
➡ SERPRO
➡ DATAPREV
➡ PARTICULARES
➡ UNISYS
➡ BBTS

Notícias
Eventos
FAQ - Perguntas Frequentes
Jornal DF DADOS
Boletim informativo
Regulamentação da profissão
Contribuição Sindical
Atualize os dados da sua empresa
Cadastre-se e receba nosso boletim



Sindpd-df no Facebook


 



SINDPD-DF – Setor de Diversões Sul (SDS) – Ed. Venâncio V, Loja 04 – Asa Sul, Brasília – DF CEP 70.393-904 - Tel: (61) 3225-8089