NOTÍCIAS
19/09/2006 - Pesquisa revela que empresas latino-americanas acreditam nas soluções tradicionais de segurança

A Websense, Inc. (NASDAQ:WBSN), líder global em software de segurança e filtragem para produtividade Web, divulga hoje a segunda edição de sua aguardada pesquisa Web@Work América Latina, com entrevistas realizadas com funcionários e gerentes de TI de empresas do Brasil, Chile, Colômbia e México, para medir as tendências corporativas de segurança e dos hábitos de navegação na Internet na região.

Entre os resultados apurados, há uma constatação alarmante sobre a visão atual que as empresas latino-americanas têm sobre a segurança da web: ainda acreditam estar protegidas, incluindo seus dados, apenas utilizando as soluções tradicionais de segurança.

De acordo com a Web@Work América Latina 2006 da Websense, 86% dos gerentes de TI acreditam que seu software anti-spyware atual é capaz de impedir o spyware de infiltrar-se nos computadores dos funcionários. A despeito desta confiança, 63% dos gerentes de TI admitem que, em algum momento, as estações de trabalho em suas empresas foram infectadas com spyware. De forma similar, 95% dos gerentes de TI dizem que estão confiantes que o software antivírus atual de suas empresas é capaz de impedir ataques de vírus em sua rede de computadores. Ao mesmo tempo, quase um em cada três (30%) dos gerentes de TI diz que os sistemas de computadores de sua empresa foi infectado por vírus baseados na web, tais como Toopher, Scob, Sober, e o worm Netsky.

A pesquisa também revelou que 72% dos gerentes de TI acreditam que laptops corporativos e outros dispositivos móveis usados fora do ambiente de trabalho e depois reconectados à rede corporativa apresentam atualmente um risco de segurança.

"Definitivamente, medidas tradicionais de segurança não são suficientes para proteger as empresas contra as atuais ameaças da Internet", diz Adauto de Mello Jr, diretor comercial para a América Latina da Websense, Inc. "Os gerentes de TI podem acreditar que estão protegidos por software antivírus e anti-spyware, mas isso até perceberem que ainda são infectados com spyware e crimeware".

A pesquisa também descobriu que os funcionários latino-americanos estão gastando bastante tempo navegando na internet para fins pessoais. Por exemplo: funcionários passam em média 4.9 horas por semana, ou quase uma hora por dia, navegando em websites não relacionados ao trabalho. 40% dos funcionários nas regiões pesquisadas passam mais de 5 horas por semana navegando em sites não relacionados ao trabalho no horário de expediente, e 10% passam dez ou mais horas por semana (mais de 2 horas por dia) fazendo o mesmo. Os funcionários elegeram os sites de notícias como o tipo de navegação mais popular não relacionada ao trabalho nas visitas durante o horário de expediente, com 64% dos funcionários admitindo navegar nestes sites. Outros sites populares para as visitas incluem os de finanças, como Internet Banking e de investimentos (51%), sites de email pessoal (42%), compras e comércio eletrônico (36%) e sites esportivos (26%).

Resultados da Pesquisa Web@Work América Latina 2006:

Principais Tendências de Segurança

SPYWARE - 86% dos gerentes de TI acreditam que seu software anti-spyware atual é capaz de impedir o spyware de infiltrar-se nos computadores dos funcionários. Enquanto isso, 63% dos gerentes de TI admitem que, em algum momento, estações de trabalho em suas empresas foram infectadas por spyware. 44% dos funcionários acreditam que visitaram ou podem ter visitado sites que continham spyware no trabalho ou em dispositivos móveis pertencentes ao trabalho. 44% dos funcionários também dizem que seus computadores ou dispositivos móveis de trabalho foram negativamente afetados por spyware.

EFICIÊNCIA DE ANTIVÍRUS - 95% dos gerentes de TI dizem que estão confiantes que o software antivírus atual de suas empresas é capaz de impedir ataques de vírus na rede de computadores de suas empresas. Ao mesmo tempo, quase um em cada três (30%) gerentes de TI diz que os sistemas de computadores de sua empresa foi infectado por vírus baseados na web como Toopher, Scob, Sober e o worm Netsky.

ATAQUES DE PHISHING - Um em cada cinco gerentes de TI (22%) diz que funcionários em sua empresa foram vítimas de ataques de phishing e clicaram em um link para um site de phishing em computadores ou dispositivos móveis do trabalho. Um a cada cinco funcionários (22%) também diz que foi ou pode ter sido vítima de ataques de pishing. Um em cada dez funcionários (12%) forneceu informações importantes como dados financeiros, pessoais ou confidenciais, senhas da rede corporativa ou números de CPF, como resultado de ataques de phishing.

USO DE LAPTOPS DA EMPRESA POR FUNCIONÁRIOS - 72% dos gerentes de TI acreditam que laptops corporativos e outros dispositivos móveis usados fora do escritório e depois reconectados à rede corporativa atualmente apresentam um risco de segurança.

COMPORTAMENTO QUESTIONÁVEL - 31% dos funcionários fizeram download de mídia da internet, como de músicas ou de filmes, para seus computadores de trabalho. Ainda, 30% dos funcionários gerenciam e armazenam fotos digitais pessoais em seus computadores de trabalho e 15% dos funcionários compartilham seus computadores de trabalho ou dispositivos móveis com amigos e familiares.

NEGÓCIO ARRISCADO - Mais da metade (52%) dos funcionários acredita que se fosse descoberto que infectaram a empresa com spyware ou vírus, isso poderia causar sua demissão, ao passo que apenas 24% acreditam que dormir em sua mesa poderia causar sua dispensa do trabalho. 36% dos funcionários acreditam que seriam demitidos se vazassem informações confidenciais da empresa para terceiros.

ARRISCANDO O EMPREGO COM FALHAS DE SEGURANÇA NA INTERNET - 72% dos gerentes de TI admitem que falhas de segurança em TI poderiam colocar em risco seus empregos se ocorressem em sua empresa. Por exemplo: 35% dizem que perda ou roubo de propriedade intelectual poderiam ameaçar seu emprego, e 32% relataram que queda do sistema causada por vírus poderia também causar essa dispensa. Quase um em cada quatro (24%) disse que ameaças legais devidas a materiais pirateados baixados por funcionários poderiam ameaçar seu emprego.

Principais Tendências na Navegação Web

TEMPO GASTO - Funcionários passam em média 4,9 horas por semana, ou quase uma hora por dia, navegando em sites não relacionados ao trabalho. 40% dos funcionários na América Latina passam mais de 5 horas por semana navegando em sites não relacionados ao trabalho, e 10% passam 10 horas ou mais por semana (ou mais de 2 horas por dia) fazendo o mesmo.

NAVEGAÇÃO PESSOAL - 84% dos funcionários entrevistados passaram pelo menos parte de sua semana de trabalho acessando sites não relacionados ao trabalho. De maneira geral, os cinco principais tipos de sites não relacionados ao trabalho apontados nas visitas dos funcionários são os de notícias (64%), finanças, incluindo Internet Banking e de investimentos (51%), sites de e-mail pessoal (42%), comércio eletrônico e compras (36%), e sites esportivos (26%).

MENSAGENS INSTANTÂNEAS - Dois em cada três (68%) funcionários usam mensagens instantâneas no horário de trabalho. Enquanto 36% usam mensagens mais para fins relacionados ao trabalho, 19% admitem usá-las mais para assuntos que nada têm a ver com seus serviços, e outros 14% dizem usá-las igualmente para fins relacionados e não relacionados ao trabalho. 43% das empresas na América Latina aprovam o uso de programas de mensagens instantâneas.






Campanha Salarial 2019/2020
➡ SERPRO
➡ DATAPREV
➡ PARTICULARES
➡ UNISYS
➡ BBTS

Notícias
Eventos
FAQ - Perguntas Frequentes
Jornal DF DADOS
Boletim informativo
Regulamentação da profissão
Contribuição Sindical
Atualize os dados da sua empresa
Cadastre-se e receba nosso boletim



Sindpd-df no Facebook


 



SINDPD-DF – Setor de Diversões Sul (SDS) – Ed. Venâncio V, Loja 04 – Asa Sul, Brasília – DF CEP 70.393-904 - Tel: (61) 3225-8089