NOTÍCIAS
15/09/2006 - IDG BRASIL APONTA AS MAIORES EMPRESA DE TI E TELECOM DO BRASIL

A mais completa radiografia dos setores de tecnologia da informação e de telecomunicações realizada no mercado brasileiro acaba de ser divulgada. O estudo 100 Maiores TI & Telecom, realizado pelo IDG Brasil, foi apresentado em primeira mão para os principais executivos desses setores em um evento realizado nessa quinta-feira, 14 de setembro, em São Paulo.

O primeiro estudo 100 Maiores foi lançado pelo IDG Brasil há dez anos e avaliava apenas as empresas de tecnologia. Quatro anos depois, o IDG Brasil lançou um segundo estudo anual, dedicado às telecomunicações. A edição de 100 Maiores de 2006 é a primeira que passa a englobar os dois setores.

Os resultados são expressivos. A receita das empresas de TI e telecomunicações saltou de US$ 48,03 bilhões em 2004 para US$ 65,01 bilhões em 2005, o que significa um aumento de 35% na receita em dólares em apenas um ano. Se descontada a variação cambial, o resultado reflete um crescimento expressivo, em Reais, de 12% no mesmo período.

Todas as categorias desses setores apresentaram bom desempenho. A venda de computadores, por exemplo, registrou um crescimento de 36%, atingindo a marca de 5,6 milhões de máquinas comercializadas no ano passado, e deve aumentar ainda mais - estima-se que, até o final deste ano, deve ultrapassar 7 milhões de unidades.

O estudo 100 Maiores TI & Telecom também constata que a telefonia móvel foi uma das principais responsáveis pelo bom desempenho do setor de telecomunicações. Cinco empresas (Telemar, Telefonica São Paulo, Brasil Telecom, TIM e Vivo) respondem por mais de 50% das receitas do setor. Além da expansão da base de celulares, que já ultrapassa 93 milhões de assinantes, houve aumento nos investimentos de voz sobre iP (VoiP) e ampliação do uso de banda larga, que chegou a 3,9 milhões de usuários no final do ano passado e deve atingir 4,4 milhões neste ano.

Para chegar ao ranking das 100 Maiores, o IDG Brasil utiliza quatro critérios que são empregados pelo grupo mundialmente: faturamento, crescimento da receita, market share e importância do segmento para a empresa. Foram analisadas cinco categorias (Canal de Distribuição, Telecom, TI - Hardware, TI - Software e TI - Infra-Estrutura) que, juntas, somam 28 subcategorias. Cada uma das subcategorias indica a Maior empresa e também aquela que mais se destacou ao longo do ano passado.
Desvendando o mercado
O IDG Brasil contou com o apoio de duas consultorias para realizar o estudo 100 Maiores TI & Telecom. Coube à Meka Consultoria realizar o estudo e a análise estatística das informações apuradas, enquanto que a IDC Brasil, empresa do grupo IDG, que conta com mais de 850 consultores espalhados em 50 países, elaborou as análises detalhadas das cinco categorias contempladas no estudo e também a análise das expectativas para 2007.

Vários fatores contribuíram para o excelente desempenho dos setores de tecnologia e telecomunicações no ano passado. Mauro Perez, diretor da IDC Brasil, resume esse cenário: "Houve uma exigência muito forte de investimentos para adequação dos ambientes de gestão de TI às exigências legais, a queda acelerada do dólar barateou e estimulou a venda de PCs, enquanto os fornecedores deslancharam políticas agressivas de financiamento para facilitar e incentivar ainda mais o movimento de compra de tecnologia no país".

 

Campanha Salarial 2019/2020
➡ SERPRO
➡ DATAPREV
➡ PARTICULARES
➡ UNISYS
➡ BBTS

Notícias
Eventos
FAQ - Perguntas Frequentes
Jornal DF DADOS
Boletim informativo
Regulamentação da profissão
Contribuição Sindical
Atualize os dados da sua empresa
Cadastre-se e receba nosso boletim



Sindpd-df no Facebook


 



SINDPD-DF – Setor de Diversões Sul (SDS) – Ed. Venâncio V, Loja 04 – Asa Sul, Brasília – DF CEP 70.393-904 - Tel: (61) 3225-8089