NOTÍCIAS
14/11/2006 - PESQUISA REVELA: MÉDICOS NÃO SABEM TRATAR TABAGISMO

Levantamento feito em 16 países, com aproximadamente 2.800 médicos - fumantes e não-fumantes - revelou que a maioria desses profissionais sente que precisa de orientação para tratar pacientes tabagistas. Embora quase 90% recomendem o abandono do cigarro, apenas 47% elaboram com seus pacientes um plano efetivo para atingir essa meta. Em média, um médico passa seis minutos da consulta conversando sobre o tema com seus pacientes fumantes.

Os resultados fazem parte do estudo STOP (Smoking: The Opinion of Physicians), feito pela Pfizer, que avaliou a opinião dos médicos sobre tabagismo. A pesquisa, apresentada hoje durante o Congresso Mundial de Cardiologia, que acontece em Barcelona, foi realizada no Canadá, França, Alemanha, Grécia, Itália, Japão, Coréia, México, Holanda, Polônia, Espanha, Suécia, Suíça, Turquia, Reino Unido e Estados Unidos. Foram entrevistados clínicos gerais e médicos de família.

Desculpas para a falta de iniciativa dos médicos com relação ao tratamento do tabagismo não faltaram: metade alegou não ter tempo, 46% priorizam outra condição médica e 38% afirmaram não ter o treinamento adequado para ajudar os pacientes a parar de fumar. Segundo eles, tratar o tabagismo só perde para a obesidade em nível de dificuldade. Apesar de reconhecer o forte grau de dependência da nicotina, 92% dos médicos concordam que o abandono do cigarro depende principalmente da força de vontade dos fumantes.

Mas o cigarro é, na opinião dos médicos, o fator que causará maior dano ao paciente a longo prazo. O fumo levou o primeiro lugar com uma larga vantagem sobre os demais fatores de risco: sedentarismo, dieta inadequada, consumo de álcool e obesidade. Mais de 80% dos médicos consideram o fumo uma condição médica. E 86% deles acreditam que a cessação do tabagismo representa o maior passo para melhorar a saúde geral do fumante e de toda a população.

Cerca de 20% dos médicos, no entanto, consideram que fumar não é um problema de saúde, mas uma opção. É um dado assustador diante das evidências de que o vício pelo cigarro é tão forte quanto à dependência de drogas ilícitas ou de álcool.

Aproximadamente 80% dos especialistas dizem acreditar que medicamentos efetivos poderiam ajudar seus pacientes a abandonar o cigarro. Um novo medicamento chamado vareniclina poderá mudar esta situação. Trata-se do primeiro tratamento específico para tabagismo desenvolvido na última década. A droga é a primeira de uma nova classe, desenhada para ativar parcialmente os "interruptores" de nicotina no cérebro. Como parte do "interruptor" é acionada, há uma reação na qual o cérebro libera substâncias que reduzem o desejo de fumar e os sintomas de abstinência associados ao abandono do cigarro. Já a parte do "interruptor" que está desligada reduz a sensação de prazer desencadeada pelo cigarro, no caso de o tabagista ter recaídas.

É um medicamento único que tem o potencial de ajudar 1,3 bilhão de fumantes no mundo, sendo que 2% deles estão no Brasil. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a cada oito segundos uma pessoa morre de uma doença associada ao cigarro. Quase tão rápido, uma pessoa começa a fumar pela primeira vez.

Médicos fumantes
Os médicos tabagistas entrevistados na pesquisa fumam em média 12 cigarros por dia há cerca de 20 anos. A maioria já tentou parar de fumar uma vez. Outros 20% já tentaram de três a cinco vezes, mas a maioria não procurou ajuda nem usou tratamento. Um dado chocante, entretanto, é que 30% nunca tentou parar de fumar.

A pesquisa revela que, para a própria classe médica, profissionais fumantes e não-fumantes estão igualmente qualificados a tratar o tabagismo. Será? Como o fato de ser fumante influenciou as respostas dos médicos? Os profissionais que fumam tinham uma probabilidade menor que os não-fumantes de:

- Considerar o tabagismo uma condição médica ü Citar o cigarro como a atividade mais prejudicial à saúde.

- Discutir o cigarro durante a consulta médica.

- Recomendar seus pacientes a parar de fumar.

- Discutir os riscos do cigarro durante a consulta médica.

- Ajudar seus pacientes a parar de fumar.

- Dizer que tem tempo para ajudar seus pacientes a parar de fumar.

- Dizer que não há outras prioridades a serem tratadas.

O tabagismo é a principal causa evitável de morte global, respondendo direta ou indiretamente por 5 milhões de mortes por ano, ou 20% das causas de óbito. No Brasil, 200 mil pessoas morrem por ano em decorrência do tabagismo.

Fundada em 1849, a Pfizer é uma indústria farmacêutica de origem norte-americana que pesquisa, desenvolve e comercializa medicamentos líderes nas áreas de saúde humana e animal, além de algumas das marcas mais conhecidas no setor de consumo. Presente em mais de 180 países, a empresa está no Brasil desde 1952 e, atualmente, tem cerca de 2 mil funcionários








Campanha Salarial 2019/2020
➡ SERPRO
➡ DATAPREV
➡ PARTICULARES
➡ UNISYS
➡ BBTS

Notícias
Eventos
FAQ - Perguntas Frequentes
Jornal DF DADOS
Boletim informativo
Regulamentação da profissão
Contribuição Sindical
Atualize os dados da sua empresa
Cadastre-se e receba nosso boletim



Sindpd-df no Facebook


 



SINDPD-DF – Setor de Diversões Sul (SDS) – Ed. Venâncio V, Loja 04 – Asa Sul, Brasília – DF CEP 70.393-904 - Tel: (61) 3225-8089