NOTÍCIAS
30/05/2023 - EDUCADORES SUSPENDEM GREVE COM VITÓRIAS IMPORTANTES

Em assembleia geral, professoras/es e orientadoras/es  educacionais decidiram pela suspensão da greve, na manhã da última quinta-feira (25), depois de um amplo processo de debate sobre as propostas e compromissos firmados pelo GDF na mesa de negociação. A assembleia definiu por acatar a proposta, suspender a greve e manter o estado de mobilização. Com a suspensão do movimento paredista,  a categoria retornou às escolas na sexta-feira (26).

Após afirmar que não negociaria com a Educação em greve, o governo se viu pressionado pela categoria a negociar sim. Em reunião de negociação dia 17 de maio, o GDF apresentou propostas que dialogam com demandas concretas, como a incorporação da Gaped e da Gase; a nomeação de todas/os as/os aprovadas/os do último concurso público (incluindo cadastro reserva); direito a atestado de acompanhamento e participação na semana pedagógica para temporários(as); entre outras.

O SINDPD-DF manteve seu apoio aos professores e particiou das mobilizações pela defesa da educação e da valorização profissional. 

A comissão de negociação informou à assembleia sobre a reunião com o governo que aconteceu nessa quarta-feira (24), quando o governo antecipou o cronograma de incorporação da Gaped e da Gase e se comprometeu a negociar o calendário escolar sem corte de ponto dos servidores e servidoras grevistas. Esses foram dois itens muito importantes levados à mesa pelos representantes do Comando de Greve.

As propostas e os compromissos foram colocados em documento assinado pelos secretários da Casa Civil (Gustavo Rocha); do Planejamento, Orçamento e Administração (Ney Ferraz) e da Educação (Hélvia Paranaguá). O documento garante a continuidade da mesa de negociação. 

Haverá nova reunião com o governo na segunda-feira às 16h para negociação da reposição dos dias parados. 

Vitória da categoria 

Desde 2022, a reestruturação da carreira era uma pauta da categoria. Entre os itens que compõem essa reestruturação, alguns foram contemplados neste processo de negociação com o governo – inclusive a incorporação da Gase e da Gaped -, em consequência da greve de 21 dias que se encerrou nessa quinta.

A incorporação das gratificações representa uma conquista histórica. Há 31 anos esse tema faz parte das reivindicações. A incorporação contribui para a valorização do vencimento básico (os reajustes, o 13º e demais benefícios passarão a incidir sobre ela), mudando o caminho da remuneração também para profissionais em contrato temporário e para aposentados(as), o que corrige distorções.

As conquistas foram possíveis também com o apoio da Câmara Legislativa, que foi muito importante na mediação das tratativas com o governo. Os parlamentares contribuíram para fortalecer o debate de reestruturação da carreira, em defesa da educação, e alguns deles entraram em obstrução da pauta nesta terça (23) para forçar o governo a apresentar avanços.

Fonte: CUT-DF

Campanha Salarial 2019/2020
➡ SERPRO
➡ DATAPREV
➡ PARTICULARES
➡ UNISYS
➡ BBTS

Notícias
Eventos
FAQ - Perguntas Frequentes
Jornal DF DADOS
Boletim informativo
Regulamentação da profissão
Contribuição Sindical
Atualize os dados da sua empresa
Cadastre-se e receba nosso boletim



Sindpd-df no Facebook


 



SINDPD-DF – Setor de Diversões Sul (SDS) – Ed. Venâncio V, Loja 04 – Asa Sul, Brasília – DF CEP 70.393-904 - Tel: (61) 3225-8089