NOTÍCIAS
22/06/2021 - 4ª REVOLUÇÃO INDUSTRIAL E OS IMPACTOS PARA A CATEGORIA DE TI
O grupo de trabalho constituído pelo SINDPD-DF para discutir a 4ª Revolução Industrial e os impactos para a categoria de TI percebeu, após analisar as respostas de questionário respondido pelos filiados e outros trabalhadores, que as empresas estão se atualizando na área tecnológica e se preparando para a tecnologia 5G, e muitos trabalhadores exercendo o teletrabalho mas, infelizmente, os salários continuam baixos.
 
Na live realizada no dia 11/5, os palestrantes afirmaram que a 4ª Revolução Industrial (Indústria 4.0 - Internet das coisas (IoT) será implantada no Brasil com a chegada da tecnologia 5G. O leilão dela está previsto para o segundo semestre desse ano. Essa tecnologia será acoplada às máquinas informatizadas com poderosos algoritmos de inteligência artificial, o que possibilitará a produção e o gerenciamento de serviços e produtos sem quase nenhuma participação humana. 

Essa nova fase do desenvolvimento da produção, articulada com o teletrabalho, gerará ainda mais desemprego em todos os campos da economia. No setor de Tecnologia da Informação, o desemprego será mais sentido na cadeia produtiva das indústrias de hardware e menos na cadeia produtiva de serviços, uma vez que nesta última surgem novas profissões, mas faz-se necessária também a capacitação e a especialização desses profissionais.

Acrescente-se à chegada da 4ª Revolução Industrial as redes sociais que estão construindo a subjetividade dos jovens trabalhadores marcadamente individualista, baseada no consumo de produtos e serviços personalizados, devido à coleta remota, online e o tratamento dos dados. 

Para responder aos desafios dessa conjuntura, o SINDPD-DF solicita que a categoria envie sugestões de ações inovadoras para organizar os trabalhadores, bem como para adequar a estrutura do sindicato ao modelo virtual, no e-mail do assessor de Formação do sindicato, João Alves, jralvesa@gmail.com
Campanha Salarial 2019/2020
➡ SERPRO
➡ DATAPREV
➡ PARTICULARES
➡ UNISYS
➡ BBTS

Notícias
Eventos
FAQ - Perguntas Frequentes
Jornal DF DADOS
Boletim informativo
Regulamentação da profissão
Contribuição Sindical
Atualize os dados da sua empresa
Cadastre-se e receba nosso boletim



Sindpd-df no Facebook


 



SINDPD-DF – Setor de Diversões Sul (SDS) – Ed. Venâncio V, Loja 04 – Asa Sul, Brasília – DF CEP 70.393-904 - Tel: (61) 3225-8089