NOTÍCIAS
13/06/2019 - PARTICULARES: PATRONAL PROPÕE REAJUSTE QUE RECOMPÕE A INFLAÇÃO DO PERÍODO
Nesta quarta-feira, dia 12/06, na sede da Assespro no Distrito Federal, ocorreu a 4ª mesa de negociação da campanha salarial dos trabalhadores das empresas Particulares do DF. 
 
Após muito debate, o sindicato das empresas propôs a aplicação de reajuste de 4,94% (índice que corresponde à inflação para a data-base em 1ª de maio) para o VA/VR a partir do fechamento desta campanha salarial retroativo a 1ª de maio e para os salários e pisos de 4,5% a partir do fechamento da campanha salarial, também retroativo a 1º de maio, e a diferença de 0,44% (restante que complementa o índice inflacionário IPCA para data-base de 1º de maio), aplicado a partir da folha de pagamento de janeiro de 2020 retroativo a 1º de maio de 2019.

Na avaliação da comissão de negociação do SINDPD-DF, essa proposta não é a ideal para a categoria, mais devido a conjuntura atual de dificuldade nas negociações coletivas em todas as categorias país a fora e devido a correlação de forças desfavorável aos trabalhadores no cenário de desemprego alto e pouca mobilização da categoria, a proposta se apresenta como a possível para o momento. 

"Temos que considerar pontos importantes contidos na proposta, como por exemplo, a manutenção de todas as cláusulas contidas na Convenção Coletiva de Trabalho das Particulares que, diferentemente do que muitos trabalhadores imaginam, após a reforma trabalhista, todas as cláusulas de um instrumento coletivo de trabalho podem vir a ser negociadas em uma campanha salarial, inclusive trazendo diminuição de direitos ou até mesmo a perda dos mesmos, o que na nossa negociação não ocorreu e conseguimos manter benefícios como adicional de tempo de serviço; homologação das rescisões no sindicato; plano de saúde entre outras. 

Sabemos do anseio da categoria por pautas importantes e históricas, tais como licença maternidade de 6 meses; licença paternidade de 30 dias e pisos por funções, no entanto, não possuímos correlação de forças suficiente e uma conjuntura econômica que favoreça essas conquistas neste momento, afirma o coordenador da campanha salarial pelo SINDPD-DF", o diretor de Relações Sindicais, Claudinei Pimentel. 

CONVOCAMOS OS TRABALHADORES DAS EMPRESAS PARTICULARES PARA ASSEMBLEIA NO PRÓXIMO DIA 19/06/2019 NO AUDITÓRIO DA CUT BRASÍLIA, LOCALIZADO NO CONIC, ÀS 12H  EM PRIMEIRA E ÀS 12H30 EM SEGUNDA CONVOCAÇÃO, PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃO DA PROPOSTA APRESENTADA PELO SINDICATO DAS EMPRESAS.
Campanha Salarial 2019/2020
➡ SERPRO
➡ DATAPREV
➡ PARTICULARES
➡ UNISYS
➡ BBTS

Notícias
Eventos
FAQ - Perguntas Frequentes
Jornal DF DADOS
Boletim informativo
Regulamentação da profissão
Contribuição Sindical
Atualize os dados da sua empresa
Cadastre-se e receba nosso boletim



Sindpd-df no Facebook


 



SINDPD-DF – Setor de Diversões Sul (SDS) – Ed. Venâncio V, Loja 04 – Asa Sul, Brasília – DF CEP 70.393-904 - Tel: (61) 3225-8089